Antes de você emagrecer você vai sofrer

Emagrecer é o sonho de milhares de pessoas do mundo inteiro, mas infelizmente não são todas elas que conseguem eliminar peso de maneira saudável. Para alcançar o corpo dos sonhos, estão dispostas a fazer de tudo, mesmo que esse ‘tudo’ seja realizar dietas extremamente restritivas que são nocivas à saúde e ao bem-estar, correndo o risco de ganhar o dobro do peso que acumulavam antes. Isso não é emagrecer, e sim, tortura!

Além dessas pessoas, também existem aquelas que pensam que perder quilos é tão fácil quanto ganhar e quando começam a tomar decisões para emagrecer efetivamente, percebem que não é tão fácil assim e acabam desistindo completamente.

A jornada do emagrecimento saudável não é curta e fácil como a maioria pensa. É longa e árdua, então não são todas as pessoas que conseguem suportá-la, sem obstáculos e sem desistências. O emagrecimento saudável consiste em eliminar peso e conseguir mantê-lo para sempre, ou seja, você deve se adaptar ao seu novo corpo.

Você sabia que antes de você emagrecer, você vai sofrer? Sim, é verdade… mas e daí?

Antes de resolver largar sua rotina saudável completamente por conta disso, fique calma! Continue acompanhando o artigo para entender o porquê de isso acontecer, como tal perspectiva pode te ajudar e algumas dicas para continuar sendo uma pessoa magra e cheia de vigor!

Sofrimento X Emagrecimento

Geralmente quando pesquisamos sobre emagrecimento ficamos sabendo apenas das partes boas e de como isso vai ter um impacto positivo em sua vida. Dificilmente vemos algum artigo falando sobre a realidade de que emagrecer não é uma tarefa fácil, que vai exigir muito esforço e paciência por parte da pessoa que tem esse objetivo.

Ninguém te fala como realizar atividades físicas todos os dias e mudar sua alimentação que antes era calórica e gordurosa para uma mais saudável. Isso é complicado e precisa de muita força de vontade para que surta algum efeito. Não ter ideia clara de que essas mudanças de rotina no começo são complicadas, podem fazer com que você sinta vontade de jogar tudo para cima, o que, infelizmente, é o que acaba acontecendo, na maioria dos casos.

Começar um emagrecimento às cegas e sem ter ideia do impacto que terá em seu dia a dia é arriscado, pois pode ter efeitos contrários aos que você deseja, podendo até causar aumento de seu peso todas as vezes que você desistir da dieta, comer um monte e só aí voltar à alimentação saudável. Percebe como se torna um círculo vicioso?

Você vai sofrer sim e sentir vontade de desistir, mas já ouviu falar naquela frase “depois da tempestade, vem a calmaria”? Depois que você conseguir enfrentar esse período complicado que é a reeducação alimentar e mudança dos hábitos e se acostumar com isso, o sofrimento acaba e aí você começa a emagrecer! Sem dor!

Após esse sofrimento, apenas basta você se manter nessa jornada para eliminar mais peso ou continuar com o peso atual. Para que isso aconteça, preparamos algumas dicas que lhe ajudarão:

1.      Saiba dizer “não”!

O “sim” e o “não” são palavras poderosas que devem ser usadas com muita cautela. Quando o assunto é emagrecimento, você deve aprender a recusar alguns alimentos ou bebidas que podem auxiliar no ganho de seu peso e contribuir para sua compulsão. Saiba dizer “não” quando alguém te oferecer algum doce calórico e também diga “não” a você mesma, quando desejar comer algo que pode lhe prejudicar na busca pelos objetivos de saúde e boa forma.

2.      Mantenha um relatório de seu progresso

Escrever em um caderno, ou agenda, a evolução de seu emagrecimento é uma ótima técnica para se manter na linha. Todos os dias anote os exercícios que você faz, o que você come e o seu peso para manter um controle melhor e entender o que você está fazendo certo e descobrir onde está errando.

3.      Foque em um lazer quando sentir vontade de comer

Quando a compulsão atacar, tente distrair sua mente com outra atividade que você sinta prazer em fazer como, por exemplo, ler livros, assistir a filmes ou a séries, sair para caminhar, passar um tempo em redes sociais etc. Desse modo, você esquecerá completamente a vontade incontrolável de comer.

4.      Não se torture caso cometa um deslize

Quem nunca deu uma escorregada no meio da dieta que atire o primeiro cupcake! Sair da rotina de regime e exercícios, principalmente nas primeiras semanas, é algo muito comum. Então, não se cobre tanto caso isso acontecer, ok? Se você ficar pensando constantemente que cometeu um erro inadmissível, as chances de você abandonar seu emagrecimento são grandes! Então saiba se perdoar e compensar, com exercícios físicos, as calorias que ingeriu. Sem exageros, ok? A saúde é o mais importante. Sempre!

5.      Tenha objetivos que condizem com a realidade

Prometer a si mesma que eliminará um volume absurdo de quilos em apenas uma semana é praticamente pedir para desistir de emagrecer e compensar a frustração em comida. Estabeleça metas que você saiba que conseguirá conquistar de verdade, então nada de fantasiar sobre sua eliminação de peso, combinado?

6.      Anote as vantagens de emagrecer

Outra ferramenta que é efetiva para se manter nessa jornada é anotar todas as vantagens que você possuirá em um futuro próximo. Seja entrar naquela roupa que você tanto gosta ou até mesmo realizar tarefas diárias sem ficar ofegante e cansada, o que importa é escrever o porquê você deseja emagrecer. Todas as vezes que você sentir desânimo em continuar, leia essas vantagens para dar aquela força que está precisando.

7.      Leia ou assista relatos de pessoas que emagreceram

Caso esteja chateada, pensando que nunca conseguirá emagrecer, pesquise depoimentos de pessoas parecidas com você que conseguiram eliminar peso e hoje estão magras, saudáveis e felizes. Isso fará com que você enxergue que ninguém está além da salvação, ou seja, todas as pessoas que se dedicam para conquistar aquilo que desejam, um dia, conseguem alcançar!

Viu só como esse sofrimento antes de emagrecer trará vários frutos no futuro? Ninguém nunca conseguiu alcançar seus objetivos sem passar por situações fora de sua zona de conforto, no começo. Então, que tal focar na sua eliminação de peso a partir de agora e se tornar uma pessoa vencedora? Comente sua opinião abaixo e continue vendo nossos conteúdos que preparamos pensando em sua saúde e bem-estar! Emagreça consciente!

Leave a comment