Entenda por que emagrecer é cuidar bem de sua Ferrari

Muitas pessoas, atualmente, estão buscando emagrecimento, de forma saudável, ou não. Tentam criar uma rotina mais balanceada, adaptar o dia a dia com a prática de exercícios físicos e até buscam uma forma de aceitar o corpo, para que todo o processo seja menos dolorido ou entediante.

Afinal, nos primeiros dias, é comum que se perca mais peso, mesmo porque há muita eliminação de líquidos. Entretanto, conforme o corpo se acostuma a essa nova realidade, o metabolismo também se ‘encaixa’, tornando o processo mais lento.

Porém, o que muitos não prestam atenção é em relação ao comportamento, atitudes, pensamentos e sentimentos para com o emagrecimento. O que queremos dizer é: se quer cuidar bem da sua Ferrari, isto é, do seu corpo, é preciso trabalhar muito para evitar que os sabotadores do emagrecimento não iludam ou impeçam que você conquiste seus sonhos. Nesse caso, um corpo ideal.

Como assim, cuidar bem da sua Ferrari?

Já ouviu falar da metáfora da Ferrari? Uma Ferrari, antes de mais nada, custa caro. E são necessários muitos cuidados, desde a manutenção regular até a calibragem dos pneus e, principalmente, abastecimento do veículo.

Será mesmo que se você tivesse uma Ferrari, você levaria a qualquer lugar? Em qualquer mecânico? Abasteceria com combustível sem certificação, em um posto aleatório? Qualquer um? Óbvio que não. Afinal de contas, pode diminuir a vida útil do carro.

Então, do que adianta você cuidar do seu corpo, se não cuidar da sua alma? Da sua mente?

É isso que você precisa pensar quando começa o processo de emagrecimento. De nada adiantará se sua mente não estiver bem ou se os sabotadores do emagrecimento estiverem do seu lado. Precisamos nos cuidar tanto por dentro quanto por fora.

E o que os sabotadores do emagrecimento têm a ver com isso?

Tudo! Os sabotadores do emagrecimento nada mais são do que um conjunto de comportamento e particularmente de pensamentos que provocam a autossabotagem, impedindo que você emagreça com sucesso. Pode ser um trauma da infância que veio refletir na vida adulta, pode ser um escape emocional, como também uma compensação.

O que importa é ter noção de que esses sabotadores estão em todo lugar. É como se fosse uma voz interna que critica e julga, ao mesmo tempo em que compara suas atitudes em relação às outras pessoas. E, por mais difícil que se possa acreditar, os sabotadores do emagrecimento podem se tornar pensamentos automáticos, inconscientes. O que leva à dificílima lição de evitá-los. Quanto mais permanentes e recorrentes são, mais complicado será desviar-se deles.

A alimentação saudável é uma chave para o sucesso

Voltemos à metáfora da Ferrari. Com qual combustível você prefere abastecê-la, ou melhor, em qual posto? Dependendo da escolha, o motor do carro vai sentir, a direção ficará diferente e o custo-benefício pode ser uma grande fachada, pois se paga menos aqui, para depreciar seu patrimônio mais adiante.

O mesmo acontece com o nosso corpo. O que estamos ingerindo? Se formos pensar bem, do que adianta praticar atividades físicas regularmente se burlamos a nossa própria alimentação, ou se não nos alimentamos bem? O nosso espelho deve ser bem equilibrado; por isso, a importância de observar o que estamos fazendo de forma consciente.

Sabemos, por exemplo, que a ingestão de bebidas alcóolicas e gasosas como os refrigerantes, podem provocar o aparecimento de celulite e do famoso pneuzinho. Sabemos que a ingestão excessiva de sal e açúcar pode provocar problemas cardíacos e inchaço no corpo.

Não seria mais saudável e inteligente cuidar de nós mesmos, a fim de evitar que as consequências sejam maiores? Pense no seu objetivo. Se o processo de emagrecimento está difícil, imagina com esses sabotadores induzindo você a continuar assim, se alimentando mal? Não tem como compensar completamente uma coisa à outra. É impossível.

É nesse momento em que precisa parar, respirar e ter consciência de que se quiser atingir o objetivo de forma equilibrada, é necessário haver a combinação de diversos fatores, tais como a alimentação regrada e repleta de nutrientes e a prática de exercícios físicos.

Falando nisso, existe o sabotador do emagrecimento que fala sobre dietas. Você, de forma inconsciente, acaba acreditando que toda dieta é ruim. E logo quando começa, tende a pensar no final da jornada, quando vai terminar essa rotina saudável. É o pensamento antecipado, já sofrendo por algo incerto.

Outro sabotador é aquele em que a mulher tem um bloqueio durante o processo de emagrecimento, porque ouve julgamentos e críticas das pessoas.

Em ambos os casos, é necessário o autoconhecimento, isto é, as pessoas precisam conhecer cada vez mais a sua alma, o seu íntimo, o que realmente querem. Só assim o sabotador pode ser deixado para escanteio, por assim dizer.

Praticando o autoconhecimento

De modo a cuidar bem da sua Ferrari, interna e externamente, tente ter noção desses pensamentos e sentimentos antes, durante e no final do processo de emagrecimento. Reconheça os sabotadores, descubra de onde vieram e mude a realidade ao seu redor. Isso quer dizer que você pode adaptar a não ouvi-los, a não deixa-los tomar conta da sua mente, da sua vida.

É uma prática diária, uma vez que os sabotadores podem estar muito perpetuados em sua mente; entretanto, não é uma batalha perdida, longe disso. O seu foco é cuidar do seu corpo e não prejudicá-lo. Pode ser que seja difícil no começo e é para ser, já que os sabotadores podem vir acompanhados de carga emocional muito grande, que vem acompanhando você desde sempre.

Então, ao praticar o autoconhecimento, buscando compreender os obstáculos que impedem você de emagrecer é ideal para enfraquecer e destruir os sabotadores de modo eficaz. A força de vontade e a ambição de conquistar aquele corpo que sempre quis é uma outra motivação que não pode ser contrariada ou esquecida.

A sua Ferrari é uma máquina incrível, capaz de realizar manobras impensáveis. Portanto, cuide bem dela. Não vá a qualquer posto e não abasteça com qualquer combustível. Escolha sempre qualidade à rapidez ou somente à satisfação pessoal momentânea.

Acima de tudo, não pratique a autossabotagem. Trabalhe seu subconsciente plantando sementes de pensamentos positivos, para bater de frente com os sabotadores e assim vencer uma batalha por vez. Você é forte. Você consegue!

Leave a comment