Nunca desista de você e do seu processo

Você está fazendo uma dieta, não está vendo resultados e está pensando que algo está errado? Ou se sente desanimada? Bem, sabia que o problema não é propriamente com você e sim que há sabotadores da mente? Neste artigo vamos falar sobre os sabotadores, como evitá-los para que você nunca desista de você e do seu processo de emagrecimento. Preparada?

 

A autossabotagem no processo de emagrecimento

A nossa mente possui dois lados: um é sábio e o outro é sabotador. É aquele que faz você pensar que “um doce só não vai atrapalhar”, ou “mais um prato de comida não vai fazer mal algum”. São pensamentos que, de fato, sabotam a sua dieta, fazendo com que você coma mais, para no final acabar desistindo, pois você não vê resultado e fica desanimada.

Quando isso acontece é preciso focar nos pensamentos bons, aqueles que mantêm a nossa mente agindo com sabedoria. A partir do momento em que deixamos os pensamentos sabotadores tomarem conta, perdemos inteligência e controle emocional. Nós passamos a ser controlados por uma mente que nos manter num status “quo”, já estabelecido, ou seja, sem evoluir. Por que isso acontece? Porque a sua mente não quer que você sofra.

O autor Shizard Chamine, do livro Inteligência Positiva, explica que os nossos sabotadores surgem na infância, momento em que não temos o lado racional do cérebro ainda desenvolvido; logo, precisamos de uma proteção. Os sabotadores têm o papel de nos proteger.

A grande questão é que, quando nós crescemos, os sabotadores nos acompanham, mesmo não precisando mais deles. Assim, nos mantêm em uma zona de conforto. Toda vez em que pensamos em sair dela, os pensamentos sabotadores invadem a nossa mente para que a gente não se mova.

Há armadilhas que também influenciam a gente em desistir de nós mesmos e do processo de emagrecimento. São elas:

Esperar ter força de vontade

Esta armadilha faz com que a pessoa se autocritique por não conseguir, e acaba acreditando que o destino é permanecer sempre do mesmo jeito. Então, é preciso pensar que você vai conseguir e focar nos seus objetivos;

Não contar com a ajuda de pessoas certas

Se você quer ir rápido, vá sozinha. Se quer ir longe, vá acompanhada. Essa frase reflete o segundo motivo que leva as pessoas que estão no processo de emagrecimento a desistir, porque não pedem ajuda ou não escolhem as pessoas certas. Quando se tem uma pessoa junto com você realizando as atividades físicas, isso alavanca os seus resultados;

Não focar em vencer

Sem treino, não há vitória. Se você não for treinada para vencer, desistirá de forma mais fácil dos seus sonhos e das suas metas.

Para emagrecer, é preciso sair da zona de conforto, tendo que fazer uma reeducação alimentar, começar a praticar alguma atividade física e procurar a orientação de um profissional ou nutricionista.

A partir do momento em que você inicia algo novo, os sabotadores começam a agir e a “falar” com você, por meio de frases como: “desista, você já tentou várias vezes e não deu certo” e quando você dá atenção a esses pensamentos você desiste de todo processo e não obtém o resultado desejado. Assim, você cai em um ciclo vicioso.

Para quebrar esse ciclo é preciso trabalhar a sua mente, fazendo com que ela seja sua amiga no processo de emagrecimento. Evidentemente, isso é um treino que é preciso ser realizado todos os dias.

Como não desistir do emagrecimento?

É preciso focar no que está dando certo. Nós temos a tendência de olhar só para o que está dando errado. Sempre focamos naquele dia em que ficamos com preguiça e não fizemos exercício físico ou naquela escorregada que deu na dieta.

É preciso focar nas coisas boas, porque se olhar só para o que está dando errado é uma atitude ruim, pois rouba a sua energia e você precisa dela para agir certo e emagrecer. E aí entramos com o grande ponto de virada. O emagrecimento é uma boa estratégia contra os sabotadores, um bom método que vai proporcionar um passo a passo para você superar suas barreiras, de dentro para fora.

Para isso, não bastam as atitudes isoladas como tirar carboidrato. É preciso saber trabalhar com a sua mente, elaborar uma reeducação alimentar e planejar algo para a realização das atividades físicas e a ajuda de um profissional é essencial.

Para começar a trabalhar com o seu autoconhecimento, primeiro é preciso conhecer quem é você, quais são os seus valores, pontos fortes, qual é a sua missão e o que lhe ameaça. Tudo isso servirá de insumo para lidar com os pensamentos sabotadores quando surgirem. Ter respostas para as perguntas como “por que ser magro é importante para você?” mostrará o seu propósito no processo de emagrecimento.

Lembre-se de que cair faz parte. Todo mundo que passa pelo processo do emagrecimento teve quedas durante a sua jornada. A diferença é que a pessoa vitoriosa sabe levantar quando cai. Lembre-se de que o fracasso faz parte do caminho para alcançar o seu objetivo. Não importa quantas vezes você fracassar, mas, sim, as vezes que você levanta.

Nunca desista de você e do seu processo de emagrecimento

Lembre-se sempre de não desistir na primeira recaída. Por exemplo, a semana toda você passa seguindo a dieta corretamente e, no fim de semana, não resiste a um pedaço daquele bolo de chocolate.

Essa situação é muito comum e você não pode deixar que isso faça com que você perca a vontade de emagrecer. A dica é você seguir em frente; se isso acontecer, se esforce para voltar à dieta na refeição seguinte.

Pare e aprenda a escutar o seu corpo, pois dá sinais diariamente a você que, se observar, saberá se algo está bem ou não. No processo de autoconhecimento durante uma dieta, é essencial observar o corpo. Se você sentir que algo está errado, revise tudo que está ligado ao seu corpo assim como a alimentação, atividade física, humor, água, sono, até mesmo sentimentos e emoções.

Os exercícios são os principais aliados da sua dieta e, para ter muito sucesso basta procurar ajuda de um profissional. Nunca faça atividades sem acompanhamento médico, pois há atividades inadequadas que podem levar a quadros de fadiga precoce, sobrecarga cardiovascular, descompensações hormonais e metabólicas.

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