O poder da gratidão no processo de emagrecimento

A saúde é a coisa mais preciosa da vida e para ter esse bem-estar, a gratidão é um dos principais fatores para a conquista desse objetivo. Mas, como o poder da gratidão pode ajudar no processo de emagrecimento? Neste artigo vamos apontar a relação entre gratidão e o emagrecimento consciente. Acompanhe já!

O poder da gratidão

A gratidão é um sentimento de reconhecimento, é uma emoção por saber que uma pessoa fez algo positivo, ajudou o próximo. A gratidão é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo positivo.

Há um provérbio italiano a respeito da forma em como encaramos a saúde que diz “aquele que goza de boa saúde é rico, mas não sabe disso”. Quando nós estamos bem, não nos preocupamos, mas sentimos a verdade dessas palavras quando temos nossa saúde abalada, ou seja, ao contrairmos uma doença, mesmo que seja inofensiva, pode ser um simples resfriado.

Se nós ficamos doentes, tudo que desejamos é nos sentir melhor. E a única coisa que importa é recuperar a nossa saúde – que é a nossa maior riqueza.

Nós precisamos ser gratos pela nossa saúde para continuarmos a ter mais ainda saúde. Quem tem gratidão pela saúde, mais será dada e sua vida será muito mais tranquila. Em contrapartida, quem não possui gratidão, acaba se deixando levar por uma espiral de energia negativa, o que baixa a imunidade e faz com que doenças surjam.

Você deve conhecer pessoas que, mesmo com uma vida saudável, ficam doentes. Agradecer que você tenha saúde é fundamental. Inclusive, porque quando há gratidão, não só você fica saudável como também coloca em ação a força que aumenta o fluxo da saúde.

A gratidão e o processo de emagrecimento

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, concluíram que ter gratidão pelas pequenas coisas da vida pode trazer grandes mudanças. Depois de alguns meses exercitando a sua gratidão por meio da escrita, o seu cérebro se sente ainda mais condicionado a sentir gratidão e isso traz benefícios.

Para a pesquisa, foram chamadas 43 pessoas que passaram por terapias para tratar problemas relacionados à ansiedade e à depressão. Todas essas pessoas foram recrutadas para uma terapia em grupo semanal, mas apenas 22 foram chamados para a “sessão de gratidão”. Nos três primeiros encontros, essas pessoas passaram 20 minutos escrevendo cartas, revelando a gratidão pelo destinatário. Já o outro grupo não participou do exercício.

3 meses após esses encontros, todas as pessoas passaram por escaneamento cerebral que acontecia simultaneamente ao outro exercício. Fotos de pessoas que teriam feito doações à pesquisa eram exibidas. Os participantes agradeceram a eles pelo investimento, enquanto os cérebros eram examinados. Todos sabiam que era apenas um exercício, mas foi dito a cada um que as doações seriam feitas.

Quem escreveu as cartas, 3 meses antes, apresentou mais atividade cerebral em áreas associadas ao sentimento de gratidão. Essas regiões foram justamente as que responderam de forma ímpar, ações como demonstrar a empatia ou se colocar no lugar do próximo, não reverberam da mesma maneira no cérebro. Ou seja, a gratidão é um sentimento único.

O efeito de exercitar a sua gratidão é realmente duradouro, seja duas semanas ou três meses após a experiência, é como se a massa cinzenta recordasse do comportamento carinhoso e passasse a agir dessa maneira.

A pesquisa compara o treinamento com exercitar um músculo, quanto mais você pratica, mais você estará propenso a sentir espontaneamente. Isso ajuda a diminuir doenças como a depressão trazendo a felicidade. Essas pesquisas sobre os efeitos da gratidão são bastante reconhecidas.

Portanto, há muita coisa para aprender em termos de efeito da gratidão no cérebro. Então, se realmente podemos associá-los a efeitos de longo período na maneira que pensamos e agimos no cotidiano.

Como a gratidão ajuda a emagrecer?

Com uma boa motivação e uma boa reeducação alimentar, você pode transformar o seu estilo de vida e assim emagrecer com saúde. Entre tantas dietas, regimes, medicamentos, uma nova maneira de alcançar os seus objetivos pode ser também por meio da reeducação alimentar.

Essa é uma metodologia que funciona como é feito uma reprogramação da sua mente para que você tenha controle sobre as suas ações. Afinal, essas são as habilidades que podem transformar a sua vida e dar formas as suas percepções e fazer com que as coisas funcionem em seu favor.

Além disso, é preciso lembrar o porquê está se sentindo grato, pois ajuda a aprofundar a sua gratidão e quanto mais profunda, mais você vai perceber os resultados em seu corpo. Pense nas suas pernas e pés, são o seu meio de transporte principal.

Pense em todos os usos que faz com as suas pernas, assim como para manter o equilibrio, dançar, exercitar, subir escadas, acima de tudo, caminhar. As suas pernas e pés permitem que você ande pela casa, vá até a cozinha, banheiro e até ao seu carro. A capacidade de andar nos dá a liberdade de aproveitar a vida.

Quando a nossa mente agradece, se conecta aos pensamentos bons que estão atrelados a emoções positivas, provoca a liberação da serotonina e da endorfina, os hormônios da felicidade. Há um exercício que você pode fazer que é parar e agradecer por coisas que aconteceram no seu dia e vida. Pode ser algo bem simples, o importante é buscar as coisas boas que ocorreram, pois isso fará diferença no seu estado de espírito.

A principal coisa que é preciso ter em mente no início e durante o processo de emagrecimento é pensar que você vai se sentir desanimado e vai sentir que é preciso desistir e uma boa opção é tomar a decisão de mudar para tornar os seus sonhos em realidade. Mesmo que ocorram várias situações ruins, você deve seguir em frente e enfrentar. Todos nós iremos enfrentar desafios, mas é preciso focar no seu sonho e vontade para conseguir aquilo que deseja e agradecer quando acontecer. Porque assim será!

Podemos concluir que a gratidão traz coisas positivas a quem agradece e é uma mensagem de amor ao Universo. Traz pensamentos e sentimentos positivos, reduzindo a fome emocional. Portanto, olhar negativamente para as coisas atrapalha mais ainda o seu emagrecimento – e sua qualidade de vida em geral. Então, agradeça por tudo para assim obter sucesso no seu processo de emagrecimento!

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog! Emagreça consciente!

Leave a comment