POR QUE AS DIETAS NÃO FUNCIONAM?

Está cansado de tentar várias e várias vezes emagrecer utilizando dietas e nunca conseguir? Não consegue entender por que não atinge a boa forma, não importando quantas dietas, receitas e dicas diferentes tente? Isso acontece porque não existe dieta milagrosa para emagrecer. Entenda tudo sobre o assunto no post de hoje.

Por mais que a comunidade fitness que vive direto online “#foco #força #fé #vocêconsegue” te diga o que você deve ou não fazer, garantindo que a dieta existe e funcionou para eles, essas pessoas estão te enganando. Não existe dieta. Não existe receita. Só existe você e seu relacionamento com a comida e com seu corpo. Mas acalme-se, isso tem saída!

Como assim dieta não funciona? Perdi meu tempo?

Existem estudos que comprovam que pessoas que fazem dietas restritivas para perder peso, ainda que percam o peso da forma que queriam em um ou mais meses, depois do processo voltam a comer e ganham o mesmo peso, ou pior, ficam ainda mais gordos do que estavam antes de iniciarem a restrição alimentar.

Isso ocorre porque, quando uma pessoa se coloca em uma dieta restritiva, ela “assusta” o corpo. E não muito mais que isso.

Afinal, o corpo só consegue entender que precisa repor os nutrientes, ou seja, que você precisa comer. Então, conforme os dias da dieta passam, você fica com mais e mais vontade de comer. Dessa maneira, quando finalmente consegue alcançar o corpo desejado, ou mesmo perde bastante peso, no primeiro sinal de fraqueza você exagera e come de tudo um pouco.

Ou melhor, de tudo um montão! Em resumo: uma restrição alimentar se transforma em uma compulsão alimentar, e você ganha peso novamente até alcançar ou ultrapassar o peso inicial.

O exemplo The Biggest Loser

Um exemplo desse ocorrido é o reality show chamado The Biggest Loser, um programa focado em pessoas que estão acima do peso ou obesas e fazer com que entrem em uma dieta restritiva pesada, ao mesmo tempo em que iniciam uma bateria de exercícios de emagrecimento. A pessoa que perder mais peso até o final recebe o prêmio.

Entretanto, apesar dos participantes realmente perderem peso por causa da dieta e da bateria de exercícios, um estudo feito com 16 participantes desse programa confirmou que 14 deles recuperaram o peso que tinham antes de iniciar o programa, e desses 14 participantes 4 ultrapassaram o peso que tinham inicialmente após o final do programa.

Isso porque desenvolveram uma alimentação compulsiva depois da experiência, já que o corpo começou a implorar por comida, e todo o trabalho realizado no projeto foi perdido – mesmo porque não tinham mais acesso aos especialistas de suporte.

Por que dietas não funcionam?

Isso ocorre por causa dos sabotadores na nossa própria cabeça. Os sabotadores de dieta, para ser mais específico.

Sabotadores de dieta

O que é um sabotador? O sabotador é aquela voz que existe dentro da sua cabeça, que acaba sempre te convencendo a fazer o oposto do que deveria, ou simplesmente te convencendo a desistir de seus sonhos e objetivos. O sabotador faz de tudo para te desmotivar e atrapalhar tudo o que você quer fazer, levando as pessoas a vidas infelizes e sem saúde.

Nos casos citados acima, depois que a dieta termina e você começa a comer como se tivesse passado fome, você começa a se arrepender das suas razões e a julgar a si mesmo. “Ah eu sou só um guloso mesmo”. “Eu não valho nada”. “Eu não devia ter feito dieta, só sei desistir das coisas”. Esse não é você de verdade. Esse é o sabotador mental embaralhando sua cabeça e te fazendo pensar coisas que não deveria.

O sabotador diz tudo isso, então, como não vale a pena todo esse trabalho, você acaba se convencendo de que com a volta à comida é que você terá a felicidade de fato. Precisamos nos livrar desses sabotadores!

Como combater os sabotadores de dietas de vez e finalmente emagrecer?

Agora que você sabe que dietas não funcionam e porque dietas não funcionam, vamos falar do que funciona? Felicidade. Essa é a primeira coisa que precisa aparecer em sua mente se você quer emagrecer.

Surpresa? Não fique. É só pensar: para qualquer coisa em sua vida a felicidade é necessária, certo?  Não existe propósito em fazer qualquer coisa, tentar completar um objetivo ou alcançar um sonho se você não está feliz antes, durante ou depois do processo todo, não é?

Autoestima

A primeira coisa que você precisa fazer é se amar mais e ser feliz com o corpo que tem. Mesmo que você não goste da aparência atual dele, isso não precisa significar que você deteste seu corpo todo. Você apenas se sente desconfortável com a aparência atual dele.

É perfeitamente possível mudar, melhorar e tornar seu corpo mais saudável, sem deixar de ser você, de ter sua essência e desejos. A ideia de perder peso não é ter um corpo novo, mas testemunhar quão bom você e seu próprio corpo podem se tornar. Ainda mais, não adianta almejar um corpo mais saudável se você nem mesmo se importa com o atual. Se ame mais. Goste mais de quem você é e do que você tem aí nesse seu corpo.

Ter apoio especializado

Depois disso, procure um especialista. Mas um profissional de verdade, não blogueiros ou celebridades da internet com “1000 dicas para emagrecer rápido”. Procure um médico coach que te ajude não só a saber como comer e te acompanhar no emagrecimento, mas para que te ensine a como você pode incentivar a si mesmo a manter a dieta e não se deixar levar pelos sabotadores de pensamento.

Dieta pode não funcionar, mas existem diversas maneiras saudáveis de emagrecer e ainda ser feliz. Quando você transforma tudo em sua vida em uma tarefa sem prazer, sua vida perde o gosto, no caso da alimentação, literalmente.

Não deixe isso acontecer. Ignore os sabotadores. Treine sua mente e foque em tudo que existe de bom dentro de você. Assim, você consegue usar essa positividade para melhorar seus pontos negativos e alcançar o seu objetivo, que no caso é o emagrecimento.

O importante é identificar o sabotador em sua cabeça (com a ajuda do médico) e saber quando ele está entrando ou vai entrar em ação, assim você consegue impedir a si mesmo de sabotar os próprios planos e impedir o emagrecimento.

O que está esperando? Comece a cuidar de você agora mesmo! Gostou de nosso artigo sobre como dietas não funcionam? Deixe sua opinião nos comentários!

Leave a comment