Tudo parece impossível até que seja feito

Impossível. Será mesmo que há algo impossível? Na verdade, nada é impossível. Se você realmente crê no que vai fazer, faça. Mesmo que pareça impossível e, independente do seu objetivo, é possível realizar os seus sonhos. Neste artigo, vamos falar que: alcançar o seu objetivo de emagrecimento não é impossível. Por mais que pareça.

O emagrecimento

O emagrecimento, perda, ou a eliminação de peso, é um processo no qual ocorre a redução do peso corporal total. É algo que pode ocorrer por conta da perda de fluidos, gordura, massa muscular ou mesmo óssea.

O emagrecimento é algo muito desejado por diversas pessoas, principalmente as mulheres que buscam lidar com padrões impostos pela sociedade, ou aqueles modelos perseguidos por elas mesmas.

Por que tudo parece impossível?

O emagrecimento parece impossível para as pessoas que acreditam que nunca vão alcançar os seus objetivos. Entretanto, isso tem uma explicação: os sabotadores do emagrecimento. Esses mesmos, que contam mentiras à sua mente, a fim de minar suas forças e objetivos de boa forma e saúde.

Sabotadores do Emagrecimento

Os sabotadores são pensamentos, sentimentos, crenças limitantes, hábitos estabelecidos que estão sempre funcionando no piloto automático e sempre lutando contra o processo de emagrecimento. Por conta do ‘piloto automático no cérebro’ é que as pessoas não conseguem perceber que o verdadeiro obstáculo é aquele que as próprias pessoas se colocam.

Os sabotadores possuem uma “voz interna” que fazem autocríticas e possuem seus próprios comportamentos. Diversas vezes, essas “vozes” soam nos seus ouvidos, seja a sua própria, a de um amigo, uma pessoa especifica, ou até mesmo parente. Por isso, você acaba acreditando que o sabotador é um “aliado verdadeiro” ou que os sentimentos e pensamentos fazem parte de você. E, na verdade, não fazem!

Os sabotadores podem ser vistos como um sistema de defesa que voce utiliza para passar por todos os obstáculos e desafios da vida. É isso que dá o gostinho da vitória, sabe? E isso não é pertinente a uma fase específica da vida, não. Ocorre desde a infância, quando somos crianças e estamos aprendendo a criar a zona de segurança. É preciso utilizar os sabotadores para enfrentar os desafios e obstáculos. Porém, também para justificar as suas motivações e falhas.

Por esse motivo, os sabotadores promovem um “ganho” secundário, ou seja, “você se autossabota, porque ganha algo em troca”.

A pergunta da vez não é se você possui sabotadores, pois isso é um fato. Mas, sim, qual você tem e o quanto estão presentes na sua vida. Como vimos, começam na infância quase sempre, mas podem surgir até mesmo na adolescência ou na fase adulta sempre que somos ameaçados, desafiados ou possuímos alguma motivação / obstáculo em especial.

Em qualquer fase, os sabotadores podem ser utilizados para conseguir o que se quer, por meio dos ganhos secundários que proporcionam.

Um exemplo: qual é o ganho secundário que uma criança possui ao chorar? Amor, atenção, afeto etc. O que pensa quando vê que consegue o que quer se chorar? “Eu chorei, ganhei um presente”, “eu me machuquei, ganhei um doce”.

É nesse momento que fica gravado no cérebro da criança que ela pode conseguir o que quer fazendo algo em específico, no caso o choro. Nesse caso, o sabotador é o afeto familiar. É esse cuidado que valida as ações da criança, como se concedesse um selo, ou chancela de que a criança pode continuar agindo como vem fazendo.

23 principais sabotadores do emagrecimento

Há pelo menos 23 sabotadores do emagrecimento que podem ser desenvolvidos na fase adulta, tendo em vista as situações da sua história, da sua vida e também da sua relação com a comida. Um exemplo é uma mulher que passa anos de casada e, certo dia, chega à conclusão sobre sua separação.

Esse acontecimento, muitas vezes traumático, se torna um gatilho mental capaz de trazer à tona o desejo de nunca mais se entregar a ninguém por acreditar que todas as pessoas são iguais. Com isso, passa a usar a comida como um refúgio de sentimentos e uma forma para afastar pretendentes, engordando para não ser tão desejada, mesmo inconscientemente.

Esse exemplo mostra o quanto que é possível que um sabotador seja cristalizado na vida adulta.

Além dos sabotadores sobre os quais falamos, entre os 23 que mais ocorrem são:

Perdas na infância: usa a comida como compensação inconscientemente. “Aquela pessoa me faz tanta falta, me dói tanto, vou comer”;

Perdas presentes: relacionada a diversas formas de perda no momento presente. A pessoa vive em constante busca para entender os porquês da vida. “Por que estou nesse mundo? Por que acordo todos os dias”;

Comida como padrão de afeto familiar: é a que falamos acima que faz o individuo pensar, por exemplo, “se eu falar não, se eu não comer ou não repetir, eles não vão gostar de mim”;

Pertencimento grupal: o individuo encara todos os problemas com o propósito de emagrecer, possivelmente, se sentirá estranho e sem forças. Assim, volta ao início com medo de se desintegrar de um grupo. “o que vão pensar de mim? Vão me julgar”;

Apego a autoimagem atual: é o apego pela imagem que o individuo vê todos os dias no espelho, pelo excesso de tentativas inacabadas, e até mesmo frustrantes, de emagrecimento que faz com que o individuo não se reconheça mais quando começa a emagrecer. “Já vivo há tanto tempo assim, então ficar deste jeito é bem melhor”, “quando fico magra, fico estranha e feia” e “já acostumei tanto desse jeito que não me vejo de outro”;

Proteção para os filhos: faz com que o indivíduo, sobretudo a mulher, acredite que, após o casamento e a chegada dos filhos, logo deve se tornar dona de casa e protetora dos filhos. “Toda mulher precisa ser a melhor dona de casa, cuidar do marido e dos filhos”, “ninguém pode fazer isso por mim” e “eu preciso manter a casa e cuidar dos meus filhos”;

Crença contrária a uma dieta saudável: esse sabotador surge em pessoas que acreditam que fazer uma dieta é como estar em uma prisão. “Comer saudável para quê? Comida saudável é ruim”.

Tudo é possível, desde que seja feito

Antes de realizar uma dieta de emagrecimento, é preciso analisar e descobrir os sabotadores de emagrecimento que estão impedindo que você obtenha resultados duradouros e sólidos, evitando que se fortaleçam.

É necessário que você se permita navegar da maneira mais profunda e detalhada na sua história e jornada. Assim, as chances de conseguir trabalhar sobre essa nova realidade como forma de eliminar o ciclo de autossabotagem é maior.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Se você deseja saber com precisão, quais são os sabotadores que estão atrapalhando seu emagrecimento, entre em contato agora com minha equipe, clicando aqui: http://bit.ly/Lista_Vip_IMH

 

Fontes: http://revistaglamour.globo.com/Beleza/Fitness-e-dieta/noticia/2017/03/conheca-os-7-sabotadores-do-emagrecimento-e-saiba-como-vence-los.html

Leave a comment